Cursos / Ambiente e saúde

Meio ambiente: introdução ao ciclo de vida

Pensamento do Ciclo de Vida é uma forma de abordagem sistêmica que se aplica a toda e qualquer atividade humana com vistas a reduzir impactos socioambientais e aumentar a eficiência e a qualidade destas. O curso pretende suprir uma demanda atual e urgente: a preocupação com o meio ambiente, que já não é exclusividade de ambientalistas, pois toda e qualquer atividade humana gera impactos na disponibilidade e qualidade dos recursos naturais. Portanto, é crucial que se possa identificar tais impactos e como medi-los e assim minimizar os prejuízos à natureza e às pessoas.

O curso de PCV está baseado em três temas centrais. No primeiro, se destaca como a questão ambiental se tornou um fator de decisão na qualidade de vida das sociedades e a base para o desenvolvimento sustentável. No segundo, é analisado o caráter sistêmico dos sistemas produtivos, suas relações diretas e indiretas com o meio ambiente e sua ferramenta, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV).

A ACV é uma técnica normalizada (ISO 14040/2009) que permite construir o perfil ambiental de produtos, processos e organizações e identificar seus pontos críticos. Ao final do curso, são analisadas possibilidades de aplicação da perspectiva do ciclo de vida enquanto abordagem prática para identificação, solução e minimização de problemas socioambientais nas mais diversas atividades humanas.

Publico-Alvo
Além da formação básica, é desejável que o participante tenha interesse na área ambiental e esteja familiarizado com palavras-chave como aquecimento global, desmatamento, recursos hídricos, biodiversidade, poluição, resíduos sólidos, reciclagem, desenvolvimento sustentável, entre outros.
Carga horária
40 horas
Recursos necessários
Computador ou aparelhos móveis com conexão à internet.
Este curso pertence ao itinerário formativo
Ambiente e Saúde
Certificado
Ao finalizar este curso, você poderá solicitar seu certificado.
Inscrição
A partir de 14/06/2019
Período do curso
Não há tempo delimitado para realizar esse curso.