16/07/2019
Revista Inclusão Social especial sobre a Escola do Trabalhador

Número especial da revista, editada pelo Ibict, traz uma produção atual, provocadora e instigante sobre o projeto

Está disponível para leitura e download a nova edição da Revista Inclusão Social, editada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Trata-se de um periódico eletrônico semestral que publica trabalhos temáticos no âmbito da inclusão social, com temas ligados a ações, programas, projetos, estudos e pesquisas voltados à problemática da inclusão dos cidadãos na sociedade da informação.

O novo número traz “Os desafios da qualificação profissional no Brasil e as experiências da Escola do Trabalhador”, com dezesseis textos divididos em quatro seções que abordam: o contexto da Escola do Trabalhador; as mídias e tecnologias digitais personalizadas; as metodologias para monitoramento e construção de indicadores sobre mercado de trabalho, emprego e desemprego no Brasil; e temas emergentes sobre inclusão social na sociedade contemporânea.

A Escola do Trabalhador é um projeto de inclusão social criado em 2017 por meio de uma parceria de pesquisa e extensão do então Ministério do Trabalho (hoje sob responsabilidade do Ministério da Economia) e a Universidade de Brasília (UnB). Para sua execução foram elaboradas parcerias entre a UnB, o Ibict e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), que atuam de forma sistêmica, possibilitando uma retroalimentação dos dados para melhoria permanente da plataforma.

Atualmente, a oferta dos quase 40 cursos possibilita a geração de big data que se constitui por estudos aplicados com as ferramentas da inteligência de dados e Business Intelligence (BI), para subsidiar a formulação de políticas de emprego e qualificação do trabalhador brasileiro por parte de órgãos governamentais. A parceria entre o extinto Ministério do Trabalho e a UnB prevê a disponibilização de 50 cursos para atender a aproximadamente 6 milhões de trabalhadores em três anos.

A Revista traz neste número especial uma produção atual, provocadora e instigante para pesquisadores, profissionais, gestores e formuladores de políticas públicas que atuam nas áreas de trabalho, qualificação do trabalhador, monitoramento e acompanhamento de programas de alto impacto social. Os diálogos estabelecidos com os leitores inspira-os a aprofundar os conhecimentos sobre os diversos temas tratados na obra, potencializando a construção de outras representações sociais possíveis sobre trabalho, emprego e mercado de trabalho.

Clique aqui para acessar o conteúdo completo.