Sobre

A Escola do Trabalhador é um programa criado em 2017 por meio de uma parceria de pesquisa e extensão do então Ministério do Trabalho e a Universidade de Brasília. Hoje, sob responsabilidade do Ministério da Economia, a Escola do Trabalhador disponibiliza um portal para a qualificação de trabalhadores brasileiros e o combate ao desemprego.

Atualmente, a plataforma, que também conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Ibict, disponibiliza mais de 30 cursos a distância, divididos em 12 eixos temáticos.

Os cursos são online, gratuitos e sem requisitos de escolaridade.

A inscrição é fácil e rápida: basta se inscrever e começar o curso!

Você começa seu curso logo após a inscrição e o recebimento de um e-mail de confirmação. Por serem totalmente online, o horário de estudo é o que for mais conveniente para você. Ao final do curso, os alunos que concluíram o curso com a nota mínima de cinco pontos e responderam à avaliação do curso, recebem um certificado da Universidade de Brasília (UnB), como cursos de extensão.

Os cursos são divididos em doze eixos temáticos, focados nas necessidades do mercado de trabalho brasileiro, conforme a imagem abaixo. Para se matricular em um curso, você deve clicar no link “inscreva-se” que está na tela de cada curso.

Clique aqui e conheça os cursos ofertados de acordo com os eixos temáticos.

Além da oferta de cursos, o Portal da Escola do Trabalhador publica notícias e informações sobre possibilidades de capacitação profissional, oportunidades de emprego, estágios, indicadores e outras temáticas relacionadas ao mundo do trabalho e ao trabalhador.

A Escola do Trabalhador prevê parceria com outras instituições de acordo com as normas previstas. Os recursos são oriundos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, que também aposta na qualificação para a melhoria da renda e conquista de melhores oportunidades de emprego e renda pelo trabalhador.