24/04/2019
Escola do Trabalhador ultrapassa 1 milhão de matrículas

Com mais de 1 milhão de matrículas, Escola do Trabalhador lançará pelo menos mais 15 cursos até o meio do ano

A Escola do Trabalhador atingiu, em abril de 2019, a marca de mais de 1 milhão de matrículas realizadas. O programa, criado em 2017 por meio de uma parceria de pesquisa e extensão do então Ministério do Trabalho (hoje sob responsabilidade do Ministério da Economia) e a Universidade de Brasília, contabiliza mais de 620 mil cursistas e 160 mil certificados emitidos pela UnB.

Atualmente, a plataforma, que também conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Ibict, disponibiliza 30 cursos a distância, divididos em 12 eixos temáticos. A previsão é de que 15 novos cursos sejam disponibilizados ainda no primeiro semestre do ano.

Durante estes quase dois anos no ar, o portal da Escola do Trabalhador passou por algumas atualizações a partir de resultados de pesquisas de reação e de fluxo de usuários dentro do sistema, a fim de otimizar os percursos dentro do site, facilitando assim a navegação. Além disso, informações de dados das bases do Ministério da Economia, como a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) são utilizados como fonte direta para tomada de decisões e como indicadores oficiais.

Outro avanço significativo foi a introdução de estratégias de gamificação, técnica que faz uso de vídeos e objetos artísticos de aprendizagem que oferecem aos cursistas mais atratividade e estímulo na progressão dos conteúdos dos cursos.

Thérèse Hofmann, coordenadora geral do projeto, acredita que o crescimento constante de interessados na plataforma é fruto de um conjunto de fatores, como a emissão de certificados pela UnB, a qualidade dos cursos, a disponibilidade durante 24 horas nos 7 dias da semana, a ausência de tempo máximo para conclusão do curso e a possibilidade do cursista poder baixar as aulas em formato pdf, o que permite a continuidade dos estudos mesmo sem rede de internet.

“Temos nos dedicado muito em superar os paradigmas e os conceitos estabelecidos para oferecer um projeto diferenciado”.

“Esta marca de um milhão de matrículas mostra que nosso projeto atende aos propósitos pactuados com o Ministério da Economia. Ela deve ser muito festejada, pois como projeto atrelado à uma ação de governo junto com a universidade pública comprova que as parcerias público-público são fundamentais para reverter as dificuldades do cidadão e propiciar os caminhos para o aumento da empregabilidade e da geração de renda”, afirma a coordenadora.

Para Thérèse, o fato da equipe do projeto ser multidisciplinar, com expertise em diversos temas e áreas do conhecimento também é um fator que explica o sucesso. “Temos uma estrutura organizada com profissionais muito dedicados que, desde o início, entenderam o diferencial do projeto. Toda esta dedicação e empenho têm permitido os resultados que obtivemos com altos índices de aprovação do portal e dos cursos”, finaliza.