07/08/2019
Escola do Trabalhador utiliza recurso de inteligência artificial para tradução em Libras

Tecnologia da empresa Hand Talk, premiada e reconhecida mundialmente, é usada para traduzir português para Língua Brasileira de Sinais

A startup Hand Talk foi a única brasileira entre as 20 vencedoras do Desafio Google de Impacto em IA 2019. A iniciativa recebeu 2.602 inscritos de 119 países e tem como princípio a crença de que novas tecnologias podem ajudar a enfrentar os grandes problemas da humanidade.

Fundada em 2012, a Hand Talk utiliza recursos de inteligência artificial para a tradução em tempo real de texto e vídeo do português para a linguagem de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e é utilizada pelo portal da Escola do Trabalhador, proporcionando acessibilidade aos cursos do projeto por meio de dois produtos principais: o Tradutor de Sites, que traz acessibilidade digital em Libras para a comunidade surda e seu Aplicativo, que diminui as barreiras de comunicação que há entre ela e os ouvintes.

As soluções buscam democratizar o acesso à informação e à comunicação, sendo complementares ao trabalho dos intérpretes de Libras e, no caso da Escola do Trabalhador, auxilia na questão da Educação Inclusiva.

A Lei Federal 10.436, de 24 de abril de 2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais no país, afirmando que o apoio ao uso e à difusão da mesma sejam garantidos por parte do poder público em geral e das empresas concessionárias de serviços públicos. Além disso, o sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais – Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs.

Para ver o conteúdo do portal da Escola do Trabalhador em Libras, acesse o ícone de acessibilidade, que fica no canto direito da tela (podendo ser alterada a posição também para o lado esquerdo) e clicar na imagem do Hugo, personagem criado pela Hand Talk como intérprete. Então passe o cursor do mouse no texto que deseja ser interpretado e, automaticamente, o conteúdo será traduzido.